Por que você mantém crenças que lhe causam estresse?
Você sustenta um pensamento desconfortável só porque é verdade?
Quantas crenças e pensamentos negativos permanecem sem ser questionados ​​em sua mente?

A vida não examinada não vale a pena ser vivida.” – Sócrates

Há alguns meses, li um aviso no lavatório do cinema que dizia que, se você lavar as mãos e não as secar adequadamente, o risco de transferência de bactérias aumenta 10.000 vezes! Eu imediatamente passei esta informação para o meu filho, que não gostava de secar as mãos com o secador de ar quente.

Poucos dias depois, Cátia e eu estávamos conversando sobre lavar os ovos antes de abri-los. Ela não via problema em lavá-los e então quebra-los enquanto ainda estavam molhados. Eu tinha certeza, de acordo com a minha nova crença, de que ela estava cometendo um erro. Comecei a ficar irritado por ela não concordar com a minha opinião sobre o assunto. Minha nova crença estava me causando estresse.

Por que eu iria querer manter qualquer pensamento que me cause estresse, mesmo sendo verdade? Por que você faria isso?

É um bom motivo acreditar em algo estressante só porque a maioria das pessoas o faz? Você mantém crenças com quais não se sente confortável porque as aprendeu com os seus pais ou uma fonte respeitável?

“Aprender esse curso requer disponibilidade para questionar todos os valores que manténs. Nenhum pode ser mantido oculto e obscuro sem pôr em risco o teu aprendizado. Nenhuma crença é neutra.”  – Um Curso em Milagres – T-24.In.2:1-3

Se realmente respeitássemos o poder de nosso pensamento e de nossa crença, diríamos “NÃO” a qualquer crença que causasse estresse. Simplesmente iríamos abandoná-las.

Na verdade, nem mesmo as adotaríamos, para começo de conversa. Caminharíamos pela vida e as ideias negativas simplesmente passariam por nós. Elas não nos seriam atrativas. Em nosso espaço de paz e bem-estar, vemos apenas o que aumenta nossa alegria e felicidade interior.

Você realmente quer se livrar de todas as crenças limitantes ou quer manter algumas?

Basta pensar no custo. Qualquer crença estressante resultará em sentimentos desconfortáveis, ações baseadas no medo e uma percepção de perigo e ameaça. Você quer isso?

Aqui estão alguns pontos práticos:

Se questionar uma crença trouxer algum tipo de resistência ou desconforto, então você sabe que esta precisa ser olhada.

A questão não é “Este pensamento é verdadeiro ou não?”.

A questão é “Você quer abrir espaço em sua mente para esse pensamento estressante, mesmo se for verdade?”

JAMES KELLY – Criador do Jogo Miracle Choice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *